Artigo – Floração de algas na Cavidade Natural Lagoa Misteriosa

O Prof. Adjunto do Setor de Ciências Ambientais, Sandro M. Scheffler, do
Departamento de Biologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, publicou o artigo “Floração de algas na Cavidade Natural Lagoa Misteriosa (MS
043), Jardim, MS, Brasil: uma análise integrada de dados físicoquímicos, biológicos e climatológicos”.

Entre os anos de 2005 e 2009 foram realizados uma série de estudos com intuito de embasar um plano de manejo para a cavidade da Lagoa Misteriosa, envolvendo coletas de dados do nível da água da lagoa, pluviometria, temperatura, análises físico-químicas e biológicas da água, visibilidade, entre outros.

De acordo com o texto, “a partir destes estudos foi possível formular um modelo que explica a sazonalidade da floração de algas responsáveis pelo turvamento das águas durante o verão. Os resultados demonstraram que a pluviosidade e quedas bruscas de temperatura seriam os principais agentes que atuam sobre o bloom de algas, relacionado ao carreamento de nutrientes e aumento da produção primária”

Leia aqui o artigo na íntegra!

Grupo Rio da Prata realiza reunião com agências de turismo de Bonito

Ketlen da Silva

O Grupo Rio da Prata realizou nos dias 25 e 26 de novembro um bate-papo sobre os atrativos turísticos Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo e Lagoa Misteriosa para os agentes de turismo da região.

O objetivo foi estreitar laços, repassar informações e novidades para os profissionais que atuam nas agências credenciadas junto aos atrativos para se prepararem para o ano de 2020. O evento foi realizado no Pira Miúna, em Bonito.

Colaboradores do Grupo Rio da Prata ministraram o treinamento e responderam perguntas feitas pelos agentes.

No término foi realizado sorteios de duas cortesias para um jantar com acompanhante na Casa do João e seis cortesias para o Pastel da Jana, em prol de divulgar a culinária regional.

Veja as fotos:

Atrativos do Grupo Rio da Prata conquistam 3º Lugar em Prêmio Nacional do Turismo

Foi realizado na última quarta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), a cerimônia do 2º Prêmio Nacional do Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT).

Os atrativos do Grupo Rio da Prata, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, localizados em Jardim (MS), selecionados como finalistas na Iniciativas de Destaque – categoria Aproveitamento para o Patrimônio Natural para o Turismo, conquistaram o 3º lugar.

Com o trabalho “Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, Jardim, MS”, foi a iniciativa contemplada cujo objetivo principal é proteger e aprimorar a qualidade ambiental das propriedades, dentro dos princípios da sustentabilidade, respeitando o meio ambiente, de modo que estes atrativos naturais estejam disponíveis indefinidamente, possibilitando o desenvolvimento regional e promovendo a educação ambiental.

O troféu foi entregue à Natani Ferreira (foto abaixo), Promotora de Vendas do Grupo Rio da Prata.

Natani entre os finalistas na Iniciativas de Destaque – categoria Aproveitamento para o Patrimônio Natural para o Turismo.

Simone Spengler Coelho, sócia-proprietária dos atrativos, revelou que receber o prêmio foi uma grande alegria. “Nos sentimos muito honrados em ter conquistado o 3º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, com tantas excelentes iniciativas inscritas. Agradecemos a toda equipe e parceiros que estão conosco, contribuindo com seu melhor para o turismo da nossa região, do estado e do Brasil”.

Os atrativos concorreram ao lado das iniciativas “Caminho Cora Coralina”; da Agência Estadual de Turismo – Goiás Turismo, que conquistou o 2º lugar e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal; do Serviço Social do Comércio Sesc – Sesc Pantanal, vencedor da categoria.

Diretor do Grupo Rio da Prata conquista prêmio Isto é Mato Grosso do Sul

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) reuniu na noite da última terça-feira (19), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, profissionais de turismo, empresários e autoridades para a cerimônia de entrega da 1º edição do prêmio “Isto é Mato Grosso do Sul”.

O objetivo do evento foi reconhecer pessoas físicas que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa para o desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul. “Esse é um momento especial para o turismo de MS, com o objetivo de consagrar os profissionais que fazem a diferença no setor”, disse o presidente da Fundtur-MS, Bruno Wedling.

Eduardo Folley Coelho, diretor do Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte os passeios de ecoturismo Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS) e a Estância Mimosa, em Bonito, conquistou a categoria Atrativos Turísticos. O prêmio, recebido por sua filha Luiza Coelho, foi muito celebrado.

Em nome do Eduardo quero agradecer a Fundação de Turismo e ao Governo do MS por este prêmio e elogiar esta iniciativa maravilhosa. Ele sempre trabalhou para o fortalecimento do destino Serra da Bodoquena e do MS seguindo a política do “Ganha-Ganha” buscando ações que beneficiam sempre todos os atores envolvidos no processo turístico, tanto no curto, como médio e longo prazo. Eduardo é um gestor de visão, que ama a natureza do nosso estado e seu trabalho nos mostra que é possível conciliar produção agropecuária, visitação turística e conservação ambiental”, disse Luiza.

Luiza Coelho representou seu pai, Eduardo Coelho, na cerimônia de premiação.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre eles o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB); do secretário de Governo, Eduardo Riedel; secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; entre outros. Após a entrega dos prêmios o grupo Chalana apresentou clássicos da música.

Veja abaixo os vencedores da 1ª Edição do Prêmio Isto É Mato Grosso do Sul:

ACADEMIA:
Polliana Thomé (prêmio recebido pela mãe, Valdeci Thomé)

AGÊNCIAS E OPERADORAS:
Joice Carla Santana Marques (Joice Pesca & Tur)

ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Eduardo Folley Coelho (Recebido pela filha, Luiza Coelho)

BARES, RESTAURANTES E SIMILARES:
Rodrigo Hata e Heriko Hata (Bar Velfarre)

GOVERNO:
Nilde Clara S. Benites Brun (Prefeitura de Costa Rica/MS)

HOTELARIA:
Marcelo Mesquita (Hotéis Deville)

IMPRENSA:
Silvio Andrade

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs):
Simone Mamede (Instituto Mamede).

Atrativos do Grupo Rio da Prata são alguns dos destaques em matéria no UOL

As belezas naturais de Bonito e Jardim ilustram o portal UOL !! A editoria Viagem, traz a matéria de Eduardo Vessoni: “Guia de Bonito: as atrações e passeios imperdíveis na capital do ecoturismo”, com relatos e imagens do destino! Confira só o que disse sobre a Lagoa Misteriosa:

“A Lagoa Misteriosa é uma das experiências mais impactantes em toda a região da Serra da Bodoquena. Em uma dolina de 75 metros, ela é famosa pelas exageradas águas azuladas, a constantes 25°C. O local é considerado uma das cavernas mais profundas do Brasil, de acordo com a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia)”.

Além da Lagoa Misteriosa, os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, passeios que também integram o Grupo Rio da Prata, foram citados na reportagem.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra!

Imagem da Lagoa Misteriosa ilustra O Globo

O caderno Boa Viagem, do portal O GLOBO, publicou nesta quinta-feira (24)
reportagem especial sobre o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito no Mato Grosso do Sul. O destaque das belezas naturais da região pode ser observada já na capa da publicação, com uma imagem da Lagoa Misteriosa, atrativo que desperta a curiosidade por sua profundidade desconhecida.

Intitulada “Para mergulhar fundo em Bonito, a capital brasileira do ecoturismo”, a reportagem do jornalista Eduardo Vessoni, ressalta a beleza da região e a diversidade de atrações e atividades que podem ser realizadas.

“Prepare-se para estar em águas de alta visibilidade, em rios que serpenteiam áreas protegidas de propriedades particulares bem cuidadas. Aliás, tudo por aqui virou referência de turismo no Brasil. O exemplo mais significativo é o voucher único, um ingresso padronizado de acesso às atrações e que só pode ser adquirido em agências do destino“, revela o texto.

A Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata e o Buraco das Araras em Jardim, foram citados na matéria, assim como a Estância Mimosa Ecoturismo, Rio Sucuri, Nascente Azul, Gruta do Lago Azul, Gruta de São Mateus, Gruta de São Miguel, Abismo Anhumas e Boca da Onça.

Veja abaixo alguns trechos da reportagem:

Desde os anos 1990, a Lagoa Misteriosa, no município vizinho de Jardim, vem sendo explorada em mergulhos técnicos que foram dos 66 metros de profundidade a níveis inimagináveis. Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira se arriscou numa descida que chegou a 220m. Oliveira quebraria recordes, mas não encontrou (nem ele, nem ninguém até hoje) o fundo da lagoa…”

“A Lagoa Misteriosa fica no Recanto Ecológico Rio da Prata, conhecido também pela flutuação mais longa do destino, por 2,6 km dos rios Olhos d’Água e Prata. Basta colocar o rosto na água para um mundo azulado, pintado pelo colorido da alta concentração de peixes, começar a passar diante das lentes da máscara…”

Vencedora de prêmios por suas práticas sustentáveis, como os prêmios ECO e Braztoa, a Estância Mimosa é uma típica fazenda mato-grossense-do-sul, localizada a 26km de Bonito. A partir da sede, em frente a um lago com exemplares de jacarés-de-papo-amarelo, é possível fazer uma trilha de quase 3km, parte dela sobre passarelas suspensas que levam a cachoeiras para banho ou cavalgar pelo interior da propriedade de 422 hectares….”

Veja a matéria na íntegra:

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/para-mergulhar-fundo-em-bonito-capital-brasileira-do-ecoturismo-24036558

Realmente única, revela visitante ao mergulhar na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) recebeu no dia 14 de outubro a visita de Daniel Floresta que realizou o mergulho com cilindro na temporada de algas 2019. Acompanhado pelo instrutor João Gomes, revelou que foi uma experiência completamente diferente.

Temos pouca visibilidade no início do passeio mas após passar a camada de microalgas fica tudo maravilhoso. Após essa transição temos visibilidade e podemos contemplar a formação rochosa do local. É uma experiência surreal”.

Daniel compartilhou algumas imagens do passeio em seu perfil no Instagram. Como legenda, escreveu: “Se 71% da Terra está submersa, nada mais justo que as melhores atrações do mundo estejam debaixo d’água! Mergulhar é uma terapia que exercita a respiração, foco e principalmente a liberdade! Nada melhor do que ficar em negativo, curtir umas cavernas, animais aquáticos e todo um universo que existe assim que a terra acaba. Bora mergulhar! “

Atrativos do Grupo Rio da Prata recebem Certificado de Excelência 2019 do TripAdvisor

Os passeios de ecoturismo do Grupo Rio da Prata – Estância Mimosa, Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata – localizados em Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, conquistaram o Certificado de Excelência do TripAdvisor®.

Em sua nona edição, o reconhecimento homenageia estabelecimentos que receberam avaliações excelentes dos viajantes no TripAdvisor no último ano. “O TripAdvisor tem o prazer de anunciar os premiados com o Certificado de Excelência de 2019, que celebra, há quase uma década, as empresas que receberam classificações positivas de forma sistemática de viajantes e clientes na maior plataforma de viagens do mundo”, referiu Neela Pai, vice-presidente do departamento de Marca, TripAdvisor. “Este prêmio permite-nos reconhecer publicamente as empresas que têm ativamente em consideração os comentários dos clientes para ajudar os viajantes a desfrutar com confiança dos locais com as melhores avaliações onde comer, ficar e explorar”.

Veja algumas avaliações compartilhadas pelos viajantes sobre os atrativos:

Estância Mimosa: “Fizemos o passeio na trilha das cachoeiras, o lugar é lindo e as cachoeiras nem se fala. A comida é maravilhosa e eles ainda tem um doce de leite incrível, trouxe 3 potes para casa! Não deixe de visitar a fazenda.” – Olga Iara, avaliou em abril de 2019.

Lagoa Misteriosa: “A estrutura da fazenda é incrível! Tudo muito bem organizado e de muito bom gosto. A flutuação na Lagoa Misteriosa é uma experiência imperdível!!! O lugar é espetacular, a equipe é muito simpática e bem treinada. Recomendo!” – Lucas R., avaliou em setembro de 2019.

“Excelente mergulho de cilindro, guias e mergulhadores muito atenciosos e pacientes, dentro da água sensação única de paz e contemplação descemos até 8 metros que é a profundidade máxima.” – Gian Navaro, avaliou em setembro de 2018.

Recanto Ecológico Rio da Prata: “Melhor flutuação que já fiz em minha vida. Conhecer um outro mundo (submerso) totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Água super cristalina e seres incríveis de serem admirados. Mais uma vez a Natureza surpreende.” – Aline A., avaliou em junho de 2019.

O Certificado de Excelência leva em consideração a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações enviadas pelos viajantes do TripAdvisor em um período de 12 meses. Para receber o Certificado de Excelência, os estabelecimentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco). Além disso, eles precisam ter um número mínimo de avaliações e estar cadastrados no TripAdvisor por no mínimo 12 meses.

Mergulhadores do Comando Militar do Oeste realizam treinamento na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa recebeu na última quinta-feira (19) a visita de militares de Jardim, Aquidauana e de Campo Grande do Comando Militar do Oeste – 9º Batalhão de Engenharia de Combate, e também de três militares do Corpo de Bombeiros de Aquidauana.

A visita teve como intuito a prática de treinamento de mergulho avançado no atrativo, no qual atingiram 25 metros de profundidade.

Em depoimento, o major Diego da Silva Agostini revelou: “Em nome do Comando Militar do Oeste, agradecemos a equipe da Lagoa Misteriosa pelo apoio ao treinamento de Adestramento de Mergulhadores da unidades subordinadas ao CMO. O profissionalismo, dedicação e a forma como conduziram os trabalhos, em particular o instrutor João e Felipe, foram fundamentais para o sucesso da atividade, contribuindo para mais um adestramento do Exército Brasileiro”.

Em retribuição, o Grupo Rio da Prata foi agraciado com um Diploma de Agradecimento do 3º Batalhão de Aviação do Exército.

Confira:

Instrutor do RJ realiza mergulho na Temporada com Algas na Lagoa Misteriosa

O instrutor de mergulho Andrew Macau de Lima, da escola Macau Dive, realizou o mergulho avançado na Lagoa Misteriosa, nesta quarta-feira, 18 de setembro. O atrativo iniciou a temporada com algas, experiência ideal para quem possui certificação. “Vi conhecer o local, gostei muito do passeio e pretendo trazer mergulhadores do Rio de Janeiro para cá”, disse. Confira o depoimento.