Grupo Rio da Prata promove encontro virtual sobre a biodiversidade de peixes na Serra da Bodoquena

“Imersão na Biodiversidade: História Natural de Peixes da Serra da Bodoquena”, é o nome do encontro virtual programado pelo Grupo Rio da Prata, do qual fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim e Bonito (MS), sobre as curiosidades da biodiversidade da região.

O encontro será no dia 30 de junho, às 19h00 (horário de Mato Grosso do Sul), pela plataforma Google Meet (link: https://meet.google.com/rwx-pdcv-xqz ) e terá como apresentador o Prof. e Biólogo José Sabino, profundo conhecedor da fauna subaquática da região, autor do Projeto Peixes de Bonito e que também trabalha no monitoramento ambiental do atrativo.

Direcionado para os guias de turismo, contudo, aberto ao público em geral, José Sabino, com maneira criativa e inspiradora, irá compartilhar as curiosidades, detalhes da biodiversidade da região entre outras informações para que o profissional encante, ainda mais, os visitantes.

Além de conhecimento de qualidade e de alta aplicabilidade, o evento vai contribuir para que, tanto o profissional, quanto o atrativo se destaque cada vez mais, não apenas por suas belezas naturais, mas também por agregar valor à experiência do visitante.

Serviço

Encontro Virtual “Imersão na Biodiversidade: História Natural de Peixes da Serra da Bodoquena”.
Data: 30 de Junho de 2021
Horário: 19h00 (horário de MS)
Transmissão: https://meet.google.com/rwx-pdcv-xqz .

Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata são destaques no UOL

A seção”Nossa”, que integra a temporada Brasileiro publicada no portal UOL, traz nessa semana uma reportagem especial sobre o mergulho nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa e do Recanto Ecológico Rio da Prata.

No texto “Azul Profundo”, o jornalista Eduardo Vessoni, relata suas experiências e revela as belezas dos locais.

“Quanto mais se desce, mais longe a gente quer deslizar por imensos paredões rochosos que confinam águas exageradamente azuladas. Antes mesmo de submergir, você pode estar preparado para tudo, mas a mente demora para organizar o que se vê (e o que não se vê) sob os pés“, revela Vessoni sobre a Lagoa Misteriosa.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra!

Apresentadora e ex-BBB Fernanda Keulla visita atrativos do Grupo Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) receberam no dia 28 de maio a visita de Fernanda Keulla, apresentadora e campeã do reality show – Big Brother Brasil13.

A visita na região tem como parceria o IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e Agência Bonito Way. O objetivo da press trip é divulgar as belezas da Capital do Ecoturismo no canal digital que vai estreiar no mês de agosto, no Youtube.

No Recanto Ecológico Rio da Prata, Fernanda realizou o passeio de flutuação. Já na Lagoa Misteriosa, a modalidade realizada foi o mergulho com cilindro.

Fernanda fez uma live em seu perfil no Instagram. Clique aqui e confira!

Veja algumas imagens:

Mergulho com cilindro foi a atividade realizada por Fernanda na Lagoa Misteriosa.
Fernanda Keulla nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Plantio de muda no Bosque da Esperança no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Cadeirante realiza flutuação nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) recebeu no dia 24 de maio a visita de Frederico Ribeiro de Almeida, de Minas Gerais.

Cadeirante, Fredeico realizou o passeio de flutuação na Lagoa Misteriosa acompanhado pela equipe do atrativo.

Em depoimento, disse: “A experiência foi incrível, o pessoal é bem preparado e segurança total na descida”.

Trajeto

O acesso à Lagoa é feito por uma trilha e uma escadaria de 179 degraus. Porém há uma outra opção para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A locomoção é feita de carro até a entrada de serviço mais próxima ao acesso da tirolesa.

Depois há um pequeno trecho, com cerca de 80 metros que pode ser feito com cadeira de rodas adaptada ou também carregado. A estrutura, construída em 2012, tem por objetivo o transporte dos equipamentos de mergulho, bem como para resgate em casos de emergência.

Veja as fotos:

Álvaro Garnero visita atrativos do Grupo Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), receberam no dia 22 de maio a visita de Álvaro Garnero, apresentador do Programa 50 POR 1, exibido na programação do Domingo Espetacular, na Rede Record.

A flutuação foi a atividade realizada no Recanto Ecológico Rio da Prata. Sobre a experiência, Álvaro disse: “Espetacular, vale muito a pena! Foram 2h30 descendo com a correnteza contemplando toda a natureza”.

DCIM\100GOPRO\GOPR0228.JPG

Já na Lagoa Misteriosa, Álvaro realizou o mergulho com cilindro acompanhado pelo instrutor Felipe, atingindo 25 metros de profundidade. Em depoimento, disse: “Experiência incrível, faz jus ao nome pois é bem misteriosa. Você olha para cima e vê o reflexo das árvores, parece um espelho inverso”.

A visita ao destino de ecoturismo brasileiro deverá ser exibida em breve no programa.

50 POR 1

O programa nasceu em 2008 com o objetivo de mostrar 50 experiências especiais que Álvaro Garnero viveu em viagens e quis dividir com o grande público. A ideia era que o programa durasse uma temporada, porém foi além e hoje conta com um histórico de mais de 100 países visitados.
Saiba mais: https://50por1.com/

Atrativos do Grupo Rio da Prata recebem equipe do 3ºBAVEx para treinamento de mergulho

A Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata receberam na última semana a visita de integrantes do 3º Bavex – Batalhão de Aviação do Exército.

A visita teve como intuito a prática de treinamento de aperfeiçoamento de técnicas de mergulho no atrativo, ministrada pelo instrutor João Gomes, e assim manter o adestramento dos militares especializados na área.

Após a realização da capacitação em águas cristalinas, concederam a Eduardo Coelho, diretor do Grupo Rio da Prata, Diploma de Agradecimento.

O Comandante do 3º Batalhão de Aviação do Exército, confere o presente diploma de agradecimento ao Sr. Eduardo Folley Coelho, por ter apoiado este Batalhão, disponibilizando área para treinamento do Pelotão de Busca e Salvamento da Aviação do Exército”.

Imagem da Lagoa Misteriosa é destaque em Prêmio Internacional de Fotografia

Imagem das águas cristalinas e paredões rochosos que compõem o visual da Lagoa Misteriosa (Jardim-MS), registrada pelo fotógrafo Ruver Bandeira, está entre as 100 Melhores Fotos do 35 Awards, importante prêmio internacional criado pela comunidade fotográfica profissional 35photo.pro.

A foto se destaca na categoria Subaquática e será, também, publicada no Catálogo da premiação ao lado das demais escolhidas.

“É com muita alegria que recebemos essa notícia. O concurso é uma competição internacional de respaldo, que engloba diversas categorias, entre elas a subaquática. Estar entre as 100 melhores imagens nos deixa extasiado. Agradecemos ao Grupo Rio da Prata que tem um espaço tão maravilhoso, uma equipe tão fantástica e que proporcionam isso para gente”, revela o fotógrafo Ruver Bandeira.

Cantora Mart’nália visita atrativos do Grupo Rio da Prata

A cantora Mart’nália esteve nesta semana em Bonito e região, no Mato Grosso do Sul, para conhecer as belezas naturais do destino de ecoturismo brasileiro.

Em seu roteiro conheceu as cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo, as águas cristalinas das flutuações no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa.

Na Estância Mimosa, passeio de ecoturismo em Bonito, a cantora percorreu a trilha, conheceu nove cachoeiras para banho e as piscinas naturais, além de experimentar o almoço regional preparado no fogão a lenha. Um dia de contato intenso junto à natureza.

Tanto no Recanto Ecológico Rio da Prata quanto na Lagoa Misteriosa, a atividade realizada foi a flutuação. Em depoimento, Mart’nália, disse:

“O Rio da Prata é um dos lugares mais lindos que eu já vi no mundo. Todo brasileiro tem que conhecer, é dentro de casa, um turismo maravilhoso, um turismo ecológico perfeito , nunca vi água tão cristalina . Foi um prazer estar aqui descansando, nesse tempo louco, com vocês. Obrigada!”.

Lagoa Misteriosa recebe seus primeiros mergulhadores na Temporada 2021

A Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizada em Jardim (MS), abriu a temporada 2021 para os passeios de flutuação e mergulho batismo e básico no dia 22 de abril. O atrativo encontrava-se com as atividades suspensas (flutuação e mergulho autônomo categoria batismo e básico) devido à proliferação de microalgas, fenômeno natural que ocorre todos os anos e transforma as águas azuis em verde.

Os primeiros visitantes desta temporada se encantaram com o local, como por exemplo a mergulhadora Marta.

Acompanhada pelo instrutor de mergulho João Gomes, ela conheceu as belezas subaquáticas do atrativo que encanta a todos por sua profundidade desconhecida.

A sensação é indescritível, só falo vem porque é algo que nunca vimos na vida. A cor da água, o fato de você não saber o que tem lá no fundo, é tudo muito maravilhoso”, disse.

Inclua a Lagoa Misteriosa em seu roteiro de viagem.

Reservas

Para mais informações entre em contato pelo Whatsapp: (67) 9 9616-3082 ou acesse o site: www.lagoamisteriosa.eco.br

Lagoa Misteriosa abre temporada 2021

Começou nesta quinta-feira (21) a Temporada 2021 para as atividades de flutuação e mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa , passeio de ecoturismo que proporciona uma experiência única aos visitantes pela transparência das suas águas. Localizada em Jardim, no Mato Grosso do Sul, o atrativo leva esse nome devido à sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, feito esse realizado pelo mergulhador Gilberto de Menezes.

As atividades na Lagoa Misteriosa estavam suspensas devido à proliferação de microalgas, processo natural, que ocorre todos os anos entre os meses de outubro a abril, e que causa um processo de turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

O local oferece duas modalidades de passeio: a flutuação e o mergulho com cilindro.

O passeio de mergulho com cilindro engloba as categorias: Batismo – indicado para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a atividade de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros; Mergulho Autônomo Básico, para quem possui certificação Open Water Scuba Diver (18 metros); Mergulho Avançado para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver (profundidade máxima atingida de 25 metros); e Mergulho Técnico para mergulhadores com o curso Cave Diver e Normoxic Trimix Diver, na qual a profundidade máxima atingida é de 60 metros.

Já na atividade de flutuação, assim que o visitante coloca a máscara de snorkel, ele se depara com visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. A sensação que se tem ao realizar a flutuação na Lagoa Misteriosa, em águas tão transparentes sobre um abismo, é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Mergulhadores certificados podem realizar a atividade de mergulho nas categorias: autônomo avançado e Mergulho Técnico sob consulta.

Ruver Bandeira, fotógrafo e mergulhador, teve a oportunidade de conhecer o passeio de ecoturismo no ano passado. ” A Lagoa Misteriosa é um lugar único e especial que tive o enorme prazer de conhecer. Sua exuberância natural é ímpar, além de toda organização local, equipe extremamente profissional, carismática associados a ideia de preservação ambiental. Sendo assim é um lugar para se conhecer, desfrutar e perceber a interação saudável entre o homem e o meio” , revela.

Inclua a Lagoa Misteriosa em seu roteiro de viagem.

Reservas

Para mais informações entre em contato pelo Whatsapp: (67) 9 9616-3082 ou acesse o site: www.lagoamisteriosa.eco.br