Atrativos do Grupo Rio da Prata são alguns dos destaques em matéria no UOL

As belezas naturais de Bonito e Jardim ilustram o portal UOL !! A editoria Viagem, traz a matéria de Eduardo Vessoni: “Guia de Bonito: as atrações e passeios imperdíveis na capital do ecoturismo”, com relatos e imagens do destino! Confira só o que disse sobre a Lagoa Misteriosa:

“A Lagoa Misteriosa é uma das experiências mais impactantes em toda a região da Serra da Bodoquena. Em uma dolina de 75 metros, ela é famosa pelas exageradas águas azuladas, a constantes 25°C. O local é considerado uma das cavernas mais profundas do Brasil, de acordo com a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia)”.

Além da Lagoa Misteriosa, os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, passeios que também integram o Grupo Rio da Prata, foram citados na reportagem.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra!

Imagem da Lagoa Misteriosa ilustra O Globo

O caderno Boa Viagem, do portal O GLOBO, publicou nesta quinta-feira (24)
reportagem especial sobre o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito no Mato Grosso do Sul. O destaque das belezas naturais da região pode ser observada já na capa da publicação, com uma imagem da Lagoa Misteriosa, atrativo que desperta a curiosidade por sua profundidade desconhecida.

Intitulada “Para mergulhar fundo em Bonito, a capital brasileira do ecoturismo”, a reportagem do jornalista Eduardo Vessoni, ressalta a beleza da região e a diversidade de atrações e atividades que podem ser realizadas.

“Prepare-se para estar em águas de alta visibilidade, em rios que serpenteiam áreas protegidas de propriedades particulares bem cuidadas. Aliás, tudo por aqui virou referência de turismo no Brasil. O exemplo mais significativo é o voucher único, um ingresso padronizado de acesso às atrações e que só pode ser adquirido em agências do destino“, revela o texto.

A Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata e o Buraco das Araras em Jardim, foram citados na matéria, assim como a Estância Mimosa Ecoturismo, Rio Sucuri, Nascente Azul, Gruta do Lago Azul, Gruta de São Mateus, Gruta de São Miguel, Abismo Anhumas e Boca da Onça.

Veja abaixo alguns trechos da reportagem:

Desde os anos 1990, a Lagoa Misteriosa, no município vizinho de Jardim, vem sendo explorada em mergulhos técnicos que foram dos 66 metros de profundidade a níveis inimagináveis. Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira se arriscou numa descida que chegou a 220m. Oliveira quebraria recordes, mas não encontrou (nem ele, nem ninguém até hoje) o fundo da lagoa…”

“A Lagoa Misteriosa fica no Recanto Ecológico Rio da Prata, conhecido também pela flutuação mais longa do destino, por 2,6 km dos rios Olhos d’Água e Prata. Basta colocar o rosto na água para um mundo azulado, pintado pelo colorido da alta concentração de peixes, começar a passar diante das lentes da máscara…”

Vencedora de prêmios por suas práticas sustentáveis, como os prêmios ECO e Braztoa, a Estância Mimosa é uma típica fazenda mato-grossense-do-sul, localizada a 26km de Bonito. A partir da sede, em frente a um lago com exemplares de jacarés-de-papo-amarelo, é possível fazer uma trilha de quase 3km, parte dela sobre passarelas suspensas que levam a cachoeiras para banho ou cavalgar pelo interior da propriedade de 422 hectares….”

Veja a matéria na íntegra:

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/para-mergulhar-fundo-em-bonito-capital-brasileira-do-ecoturismo-24036558

Realmente única, revela visitante ao mergulhar na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) recebeu no dia 14 de outubro a visita de Daniel Floresta que realizou o mergulho com cilindro na temporada de algas 2019. Acompanhado pelo instrutor João Gomes, revelou que foi uma experiência completamente diferente.

Temos pouca visibilidade no início do passeio mas após passar a camada de microalgas fica tudo maravilhoso. Após essa transição temos visibilidade e podemos contemplar a formação rochosa do local. É uma experiência surreal”.

Daniel compartilhou algumas imagens do passeio em seu perfil no Instagram. Como legenda, escreveu: “Se 71% da Terra está submersa, nada mais justo que as melhores atrações do mundo estejam debaixo d’água! Mergulhar é uma terapia que exercita a respiração, foco e principalmente a liberdade! Nada melhor do que ficar em negativo, curtir umas cavernas, animais aquáticos e todo um universo que existe assim que a terra acaba. Bora mergulhar! “

Atrativos do Grupo Rio da Prata recebem Certificado de Excelência 2019 do TripAdvisor

Os passeios de ecoturismo do Grupo Rio da Prata – Estância Mimosa, Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata – localizados em Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, conquistaram o Certificado de Excelência do TripAdvisor®.

Em sua nona edição, o reconhecimento homenageia estabelecimentos que receberam avaliações excelentes dos viajantes no TripAdvisor no último ano. “O TripAdvisor tem o prazer de anunciar os premiados com o Certificado de Excelência de 2019, que celebra, há quase uma década, as empresas que receberam classificações positivas de forma sistemática de viajantes e clientes na maior plataforma de viagens do mundo”, referiu Neela Pai, vice-presidente do departamento de Marca, TripAdvisor. “Este prêmio permite-nos reconhecer publicamente as empresas que têm ativamente em consideração os comentários dos clientes para ajudar os viajantes a desfrutar com confiança dos locais com as melhores avaliações onde comer, ficar e explorar”.

Veja algumas avaliações compartilhadas pelos viajantes sobre os atrativos:

Estância Mimosa: “Fizemos o passeio na trilha das cachoeiras, o lugar é lindo e as cachoeiras nem se fala. A comida é maravilhosa e eles ainda tem um doce de leite incrível, trouxe 3 potes para casa! Não deixe de visitar a fazenda.” – Olga Iara, avaliou em abril de 2019.

Lagoa Misteriosa: “A estrutura da fazenda é incrível! Tudo muito bem organizado e de muito bom gosto. A flutuação na Lagoa Misteriosa é uma experiência imperdível!!! O lugar é espetacular, a equipe é muito simpática e bem treinada. Recomendo!” – Lucas R., avaliou em setembro de 2019.

“Excelente mergulho de cilindro, guias e mergulhadores muito atenciosos e pacientes, dentro da água sensação única de paz e contemplação descemos até 8 metros que é a profundidade máxima.” – Gian Navaro, avaliou em setembro de 2018.

Recanto Ecológico Rio da Prata: “Melhor flutuação que já fiz em minha vida. Conhecer um outro mundo (submerso) totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Água super cristalina e seres incríveis de serem admirados. Mais uma vez a Natureza surpreende.” – Aline A., avaliou em junho de 2019.

O Certificado de Excelência leva em consideração a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações enviadas pelos viajantes do TripAdvisor em um período de 12 meses. Para receber o Certificado de Excelência, os estabelecimentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco). Além disso, eles precisam ter um número mínimo de avaliações e estar cadastrados no TripAdvisor por no mínimo 12 meses.

Mergulhadores do Comando Militar do Oeste realizam treinamento na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa recebeu na última quinta-feira (19) a visita de militares de Jardim, Aquidauana e de Campo Grande do Comando Militar do Oeste – 9º Batalhão de Engenharia de Combate, e também de três militares do Corpo de Bombeiros de Aquidauana.

A visita teve como intuito a prática de treinamento de mergulho avançado no atrativo, no qual atingiram 25 metros de profundidade.

Em depoimento, o major Diego da Silva Agostini revelou: “Em nome do Comando Militar do Oeste, agradecemos a equipe da Lagoa Misteriosa pelo apoio ao treinamento de Adestramento de Mergulhadores da unidades subordinadas ao CMO. O profissionalismo, dedicação e a forma como conduziram os trabalhos, em particular o instrutor João e Felipe, foram fundamentais para o sucesso da atividade, contribuindo para mais um adestramento do Exército Brasileiro”.

Em retribuição, o Grupo Rio da Prata foi agraciado com um Diploma de Agradecimento do 3º Batalhão de Aviação do Exército.

Confira:

Instrutor do RJ realiza mergulho na Temporada com Algas na Lagoa Misteriosa

O instrutor de mergulho Andrew Macau de Lima, da escola Macau Dive, realizou o mergulho avançado na Lagoa Misteriosa, nesta quarta-feira, 18 de setembro. O atrativo iniciou a temporada com algas, experiência ideal para quem possui certificação. “Vi conhecer o local, gostei muito do passeio e pretendo trazer mergulhadores do Rio de Janeiro para cá”, disse. Confira o depoimento.

Jornalista Eduardo Vessoni visita atrativos do Grupo Rio da Prata

No início de setembro, os atrativos do Grupo Rio da Prata – Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, receberam a visita do jornalista Eduardo Vessoni.

Matérias sobre o destino de ecoturismo serão veiculadas posteriormente em diversos canais, entre eles no Portal UOL Viagem.

Na Estância Mimosa, em Bonito, Eduardo visitou algumas cachoeiras acompanhado pelo gerente do atrativo, Thyago Sabino, e conversou também com Fernanda Reverdito, guia de turismo, proprietária da Casa da Memória Raída, grande conhecedora da história da região.

Já no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa esteve acompanhado pelo instrutor de mergulho João Gomes.

Sobre a experiência no mergulho na Lagoa Misteriosa, Eduardo Vessoni compartilhou uma imagem em suas redes sociais com a legenda: “Eu só queria deixar público que acabo de ter uma das experiências mais impactantes desses 11 anos dedicados ao jornalismo de turismo! Durante 3 anos sonhei em mergulhar com cilindro na Lagoa Misteriosa e hoje foi o dia de realizar esse sonho!!! Ficou tudo pra trás (inclusive as arvorezinhas lá no alto da foto!!!)”.

Excelente atendimento e estrutura em todo o complexo. Obrigado pelo convite e pela oportunidade de registrar tudo isso”.

Coleta de sementes de Ximbuva na Lagoa Misteriosa

Uma das atividades realizadas no Recanto Ecológico Rio da Prata e na área da Lagoa Misteriosa é a coleta de sementes destinadas ao abastecimento de mudas no viveiro localizado no atrativo! O biólogo Bruno Rocha coletou sementes de Ximbuva, uma espécie pioneira, rústica, de crescimento rápido, indicada para reflorestamento em áreas degradadas🌱! Confira!

Grupo Rio da Prata recebe Prêmio ABETA Brasil Natural

A cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, sediou em agosto deste ano o Abeta Summit 2019 – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

O evento reuniu mais de 400 profissionais de diversas partes do país para discutirem os rumos para o futuro do setor e trocar experiências. Estiveram presentes o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos; o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz; Pedro de Castro da Cunha e Menezes, do Ministério das Relações Exteriores, além do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cadu Yang e Flávio Ferrari, Head do CIFS BR – Copenhagen Institute for Future Studies; entre outras autoridades do segmento.

Além da ampla programação de palestras, oficinas e atividades, os organizadores do evento realizaram também a entrega do “I Prêmio ABETA Brasil Natural” a quatro empresas associadas, com o objetivo de reconhecer e valorizar seus associados que, de algum modo, são vistos como fonte de inspiração para os demais.

O vencedor na categoria “Visão” foi o Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte a Estância Mimosa Ecoturismo, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, localizados respectivamente nas cidades de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul. A categoria reconhece a empresa como inspiração por sua atuação, conjunto de práticas e iniciativas em todas as áreas.

Simone Spengler Coelho, sócia-proprietária dos atrativos, revelou que receber o prêmio foi uma grande surpresa. “Queremos agradecer de coração à ABETA. Ficamos emocionados, felizes e honrados com esse reconhecimento. Fazemos questão de compartilhar essa conquista com a nossa equipe e os parceiros que estão conosco nessa caminhada. Sermos selecionados por pessoas que conhecem de perto o trabalho das empresas do segmento do ecoturismo e do turismo de aventura de todo o Brasil, nos traz uma imensa responsabilidade, muito orgulho e a certeza de que estamos no rumo certo”, disse.

Simone acrescenta ainda que “fazer parte da ABETA é para nós muito mais do que simplesmente trocar experiências, ter acesso a novos conhecimentos, ajudar a fortalecer o nosso segmento… Cada vez mais nos sentimos privilegiados em fazer parte desse grupo diferenciado, que inspira e motiva através do trabalho de excelência que vem transformando o Brasil em referência mundial no turismo de natureza”.

Além do Grupo Rio da Prata, foram premiadas também as empresas: Ativa Aventuras, em Taboquinhas (BA), na categoria “Sustentabilidade”; Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, localizado na região de Bueno Brandão (MG) e Socorro (SP) na categoria “Segurança” e o Karawa Tã, parque de turismo de aventura e ecoturismo em Gravatá (PE), na categoria “Cardume”.

Celebrando 15 anos de atividades da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o tema do Abeta Summit deste ano foi “15 anos de Vida Natural”.

“Nestes 15 anos de existência da ABETA, evoluímos muito. O Brasil se tornou uma referência mundial em segurança para o turismo de natureza. As normas que desenvolvemos aqui foram incorporadas pela ISO e adotadas globalmente. O governo brasileiro passou a reconhecer a atividade como fomentadora do desenvolvimento sustentável da economia e importante agente de preservação do meio ambiente. E a sociedade vem descobrindo, através do ecoturismo, um Brasil acolhedor, educativo e encantador”, avalia o diretor executivo da entidade, Luiz Del Vigna.

O Congresso é realizado anualmente desde 2003 e atrai público interessado nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, à sustentabilidade e à natureza de maneira geral.

Equipe da Fish TV visita atrativos do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito e Jardim (MS), receberam em agosto a visita da equipe de televisão Fish TV – Programa “Mergulhando”.

A série de 13 episódios de 25 minutos tem como objetivo mostrar o interessante mundo submarino, sua flora e fauna, projetos ambientais, o ecoturismo no país e as pessoas envolvidas.

Na Estância Mimosa realizaram o passeio de trilha e cachoeiras e conversaram também com Liliane Lacerda, do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e Márcio Lima, da empresa Lobo Guará.

Já na Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata foram feitas imagens subaquáticas e externas dos passeios de flutuação e mergulho com cilindro.