Descoberto novo tipo de vegetação na Lagoa Misteriosa

Altamente preservada,a região da Serra da Bodoquena, da qual o município de Jardim (MS) faz parte, possui a maior extensão de florestas no estado do Mato Grosso do Sul, e devido às suas caraterísticas geológicas esconde rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e cavernas, extensa fauna e avifauna, rica população de peixes e diversidade de vegetações.

No último dia 05, Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental da Lagoa Misteriosa e do Recanto Ecológico Rio da Prata, deparou-se com uma novidade encontrada no trajeto da trilha, ao redor da dolina.

Por ser uma espécie nunca vista na área, os proprietários dos atrativos solicitaram a ajuda da Dr. Vivian Ribeiro Baptista Maria, Bióloga, integrante da Equipe da empresa Bíon – Consultoria Ambiental.

De acordo com informações repassadas por ela, “trata-se de um holoparasitas de raízes (predominantemente de árvores) a maioria está presente no interior de formações florestais e, normalmente, não são perceptíveis por serem subterrâneas, a não ser durante o período reprodutivo quando suas inflorescências emergem do solo, como é o caso mostrado nas fotografias”.

Dr. Vivian ressaltou ainda que “pertencem a família Balanophoraceae (angiospermas muito incomuns). São todas aclorofiladas”.

Esta família inclui 17 gêneros e aproximadamente 50 espécies. Destes, seis gêneros e 12 espécies são registrados para o território brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *