Encantos da Lagoa Misteriosa são destaques no G1 MS

Os mistérios e as belezas naturais da Lagoa Misteriosa, passeio de ecoturismo em Jardim (MS), são destaques na edição desta quinta-feira, 02 de setembro, no portal G1 MS.

Com o título “Conheça os ‘mistérios’ da 7ª caverna inundada mais profunda do Brasil que passa dos 220 metros de coluna d’água”, o texto, de autoria do jornalista Flávio Dias ressalta a transparência das águas cristalinas, profundidade desconhecida, a existência de peixes no local, assim como a escadaria submersa, ponto ideal para fotos e que atraem visitantes de diversas regiões para garantir o registro.

“A escada que dá acesso à Lagoa Misteriosa se transformou em palco obrigatório para fotos e vídeos de quem mergulha ou simplesmente visita o atrativo, a ponto de já ser conhecida como a “escada mais famosa” do estado”, revela Flávio.

Existem duas espécies de peixes na Lagoa Misteriosa, o lambari e o muçum e a dúvida que paira no ar é “como foram parar no local?”.

Segundo a reportagem, o instrutor de mergulho João Gomes explica teorias ditas por professores que realizaram pesquisas no atrativo.

“A primeira, é que ovos desses peixes poderiam ficar grudados nos pés da ave Martin Pescador que foi até em um rio nas proximidades e quando retornou ao lago, esses [ovos] eclodiram gerando novos peixes que se habituaram nas águas da caverna inundada”.

“Outra teoria, é que a mesma ave teria engolido peixes dessas espécies e os ovos conseguiram resistir passando pelo sistema digestivo e na lagoa, essas aves ao defecar, em contato com a água, esses ovos se eclodiram gerando novos peixinhos: “Um professor especialista em peixe disse que há uma grande possibilidade nessa segunda teoria, porque os ovos conseguem sobreviver em ambiente ácido que é o intestino do pássaro até ser liberado em outro ponto, no caso, na água da lagoa”, explicou ao G1.

Leia aqui a matéria na íntegra !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *