A Lagoa Misteriosa fecha em alguns períodos do ano?

A Lagoa Misteriosa, é considerado um dos passeios mais intrigantes de Bonito e região, no Mato Grosso do Sul. Localizada na cidade de Jardim, o atrativo encanta visitantes pela transparência de suas águas, profundidade desconhecida e pela sensação que proporciona tanto para quem realiza o passeio de flutuação quanto para quem realiza o mergulho com cilindro.

Esse lugar especial se destaca também pelo funcionamento. Infelizmente o atrativo não funciona o ano inteiro (se bem que gostaríamos). Por alguns meses do ano a Lagoa Misteriosa suspende suas atividades. Quer saber o motivo? Veja abaixo:

Entre meados de outubro a meados de abril ocorre a proliferação de microalgas, processo natural que causa o turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

A turbidez das águas da Lagoa Misteriosa está ligada à temperatura ambiente. Quando a média da temperatura diária ultrapassa os 26 graus celsius inicia o processo de surgimento das algas.

Quando esfria, ocorre a inversão térmica da água e a Lagoa Misteriosa se torna cristalina novamente.

Desde sua reabertura para visitação, em 2011, o surgimento de algas costuma ocorrer entre meados de outubro a abril. Porém, devido às variações climáticas que ocorrem anualmente, não é possível ter uma confirmação 100% segura sobre o ciclo das algas.

Outro fator que interfere é a quantidade de nutrientes existente na água, que servem de alimentos para as algas. Para sanar esse problema foi realizado um trabalho de reflorestamento, caixas de retenção e curvas de nível entorno da Lagoa Misteriosa. Com essas ações o aporte de nutrientes na Lagoa Misteriosa reduziu drasticamente, fazendo com que a proliferação das algas seja menos intensa.

Ao programar sua viagem para Bonito e região, consulte o funcionamento da Lagoa Misteriosa durante o período de sua visita!

Para mais informações

Whatsapp: (67) 99616-3082 | https://bit.ly/3nzJvw4
E-mail: reservas@gruporiodaprata.com.br
Site: https://www.lagoamisteriosa.eco.br
Instagram: https://www.instagram.com/lagoamisteriosa
Facebook: https://www.facebook.com/lagoamisteriosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *