Lagoa Misteriosa é citada na revista Mergulho

A Revista Mergulho do mês de outubro de 2010 trouxe uma reportagem especial intitulada “Rebreathers em Bonito”. Os mergulhadores Anderson Lemos, Eduardo Valensia, Fabio Amoroso, Hilmar Becker e José Ventura relataram a experiência da expedição de mergulho com rebreathers nas cavernas do Buraco das Abelhas, na nascente do Taquaral e na Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS).

Confira abaixo um trecho da reportagem:

“Os mergulhos foram, como esperado, espetaculares… a profundidade máxima atingida na nascente do Taquaral foi de 15 metros. Apesar da boa visibilidade, a caverna apresenta uma grande quantidade de partículas que repousam no fundo e nas paredes. O mergulho nesta caverna é recente e seu potencial ainda não foi avaliado….”

Lagoa Misteriosa é citada na revista Mergulho
Lagoa Misteriosa: vista externa
Lagoa Misteriosa é citada na revista Mergulho
Mergulhadores da expedição saindo da água na Lagoa Misteriosa
Lagoa Misteriosa é citada na revista Mergulho
Mergulhador com rebreather saindo da água
Lagoa Misteriosa é citada na revista Mergulho
Grupo da Expedição no Receptivo do Rio da Prata

“Já a Lagoa Misteriosa dispensa muitas apresentações; é um clássico do mergulho em Bonito…A visibilidade era de pelo 40 metros com uma temperatura de 25ºC… Esta caverna está em fase de licenciamento após ter sido concluído o seu plano de manejo espeleológico para atividades de mergulho e, em breve, deve ter a sua Licença de Operação…”

“O Buraco das Abelhas é na verdade uma abertura de um rio subterrâneo, contendo uma ressurgência e uma insurgência… Assim que alcançamos o nível da água nos deparamos com um salão, que nesta estação, está seco e se desenvolve por alguns metros até um curto sifão…”

Os mergulhos foram realizados com a Autorização CECAV Nº 005/2010.

Com informações Revista Mergulho.

Confira a matéria na íntegra na Revista Mergulho nº171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *