Lagoa Misteriosa abre temporada 2013

Foram retomadas no dia 5 de abril, as atividades de mergulho e flutuação na Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim, no Mato Grosso do Sul.

As atividades estavam suspensas devido à proliferação de algas, processo natural, que ocorre entre os meses de outubro a abril , e que causa um processo de turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade. Aos poucos as águas cristalinas, reconhecidas internacionalmente, voltam a encantar os visitantes.

Mergulhe nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa. Foto: Marcio Cabral

Em seu primeiro dia de funcionamento, dois turistas, Angela e Fernando, realizaram o mergulho batismo, acompanhados pelo instrutor João Gomes. De acordo com ele “o casal se encantou com a visibilidade, com a natureza existente no local”.

Durante a temporada 2013 a Lagoa Misteriosa traz novidades. Para garantir ainda mais segurança aos visitantes a equipe conta com três instrutores de mergulho. “Estamos preparados caso haja alguma emergência”, diz João.

Para completar as ações de segurança, a Lagoa Misteriosa recebeu em novembro de 2012 o certificado como associado à DAN Brasil, organização de pesquisa, sem fins lucrativos, dedicada à segurança e à saúde de mergulhadores recreativos. Dessa forma, o atrativo oferece apoio à medicina e segurança de trabalho e ajuda a manter serviços essenciais para o mergulhador brasileiro.

Turistas que realizam o mergulho, seja ele o batismo, básico, avançado ou técnico, se surpreendem com a beleza cênica do local e também sobre a sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes, que não conseguiu avistar seu fundo.

O Mergulho de Batismo é indicado para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a experiência de mergulho com cilindro de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros. O Mergulho Autônomo Básico, em que o mergulhador com certificação Open Water Scuba Diver mergulha até a profundidade de 18 metros. Mergulho Avançado é indicado para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver e a profundidade máxima atingida é de 25 metros. E o Mergulho Técnico para mergulhadores com o curso Cave Diver e Normoxic Trimix Diver, na qual a profundidade máxima atingida é de 60 metros.

Já na atividade de flutuação, assim que o visitante coloca a máscara de snorkel, se depara com visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Vale ressaltar que durante o ano todo o atrativo turístico continua aberto para mergulhadores certificados realizarem as atividades de mergulho nas categorias: autônomo avançado e Mergulho Técnico.

As reservas para as atividades na Lagoa são feitas pelas agências de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *