Lagoa Misteriosa recebe visita técnica do Instituto Arara Azul

Com o objetivo de identificar árvores que sejam viáveis para a fixação de ninhos artificiais para araras, Greice Ferreira (bióloga) e Cezar Correa (assistente de pesquisa), ambos profissionais do Instituto Arara Azul, realizaram no dia 10 de dezembro o reconhecimento de toda a área ao redor da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata e no fragmento florestal que envolve a Lagoa Misteriosa, localizados em Jardim (MS).

Acompanhados pelo engenheiro Ambiental, Osvaldo Esterquile Jr., após uma observação detalhada, a dupla afirmou que o local tem potencial para vários ninhos e que a RPPN poderá abrigar: falcões, Quero Quero, Acauã, Arara Vermelha e Arara Azul.

“Já na área da Lagoa Misteriosa, próximo ao receptivo tem potencial para dois ninhos em um grande jatobá e um mandiocão pensando em abrigar araras vermelhas e gavião relógio”, diz Osvaldo Jr.

Arara Azul

O pólo do Instituto Arara Azul localiza-se no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS) e seus principais objetivos são: promover a conservação da arara azul, da biodiversidade e do Pantanal como um todo, buscando o envolvimento das pessoas para utilização racional dos recursos naturais.

Durante uma conversa com Osvaldo Jr., Cézar revelou que “as Araras não são de disputar seus ninhos e por isso acaba perdendo suas moradias para outras espécies competitivas como Tucanos, gaviões e Falcões. Quando o projeto iniciou, a idéia era que outras espécies de concorrência por ninhos com as araras azuis pudessem adotar os ninhos artificiais deixando a arara sossegada no ninho natural, mas não foi o que exatamente ocorreu. As araras adoraram com facilidade os ninhos artificiais, abandonando suas ocas naturais para outras aves”.

Com a evolução da experiência, os integrantes da Instituto Arara Azul também adaptaram as dimensões dos ninhos para Arara Azul e Vermelha baseando-se em seus ninhos em condições naturais.

Está prevista uma nova visita na região no primeiro bimestre de 2012, para a instalação dos ninhos em algumas árvores pré-definidas.

Greice Ferreira e Cezar Correa, no mirante da Lagoa Misteriosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *