Lagoa Misteriosa retoma atividades de Flutuação e Mergulhos de Batismo e Básico

A Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), retoma a partir de hoje (29) suas atividades de flutuação e mergulho com cilindro para as modalidades de batismo e básico, em suas águas cristalinas reconhecidas internacionalmente.

As atividades estavam suspensas devido à proliferação de algas, processo natural, que ocorre entre os meses de outubro a abril, e que causa um processo de turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

Foto: Marcelo Krause – Flutuação na Lagoa Misteriosa

O encanto sobre a Lagoa Misteriosa deve-se a sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes, que não conseguiu avistar seu fundo. Devido à beleza cênica do local, a Lagoa Misteriosa torna-se um passeio inesquecível. “Por mais fantástico que seja a parte mais conhecida da Lagoa Misteriosa, você precisa ver a parte mais profunda. A parte rasa é apenas o início de um sistema grandioso”, comenta o mergulhador Gilberto Menezes.

Em novembro de 2011, a Analista de Sistemas Natali Silvério, do Rio de Janeiro, visitou a Lagoa. Em depoimento compartilhado no site do atrativo, a mergulhadora comentou que realizou o sonho dela. “Simplesmente não consigo esquecer a sensação de estar flutuando dentro daquilo que parece um cone de pedras que lhe convida sempre para ir mais fundo. Certamente irei voltar!”, argumenta.

Na atividade de flutuação, o visitante tem a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Nesta época do ano, os destaques são o Mergulho de Batismo – para os visitantes que não possuem curso de mergulho, e desejam realizar a experiência de mergulho com cilindro de forma segura e confortável, até a profundidade máxima de 8 metros; E o Mergulho Autônomo Básico, em que o mergulhador com certificação Open Water Scuba Diver mergulha até a profundidade de 18 metros.

“De todos os locais de mergulho que conheci no Brasil, a Lagoa Misteriosa, na minha opinião, é o mais espetacular. Ela sempre foi minha favorita”, ressalta Gilberto Menezes.

Durante o ano todo o atrativo turístico continua aberto para mergulhadores certificados realizarem as atividades de mergulho nas categorias: autônomo avançado, no máximo 25 metros de profundidade e técnico, no máximo até 60 metros de profundidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *