Lagoa Misteriosa sedia curso de mergulho em caverna com autorização do CECAV

A Lagoa Misteriosa foi sede no mês de Junho de 2010 de treinamentos e curso de mergulho em caverna, ministrados pelo mergulhador profissional José L. Barroco Neto (Tuta).

O atrativo turístico Lagoa Misteriosa, localizado em Jardim (MS), próximo ao Rio da Prata, sediou durante o mês de junho de 2010 treinamentos e curso de mergulho em cavernas, ministrados pelo mergulhador profissional José L. Barroco Neto (Tuta).

Lagoa Misteriosa sedia curso de mergulho em caverna com autorização do CECAV
Instrutor Tuta e alunos se preparando para os mergulhos. Foto: Tuta Barroco.

Os treinamentos foram realizados com a autorização do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas – CECAV – para atividades de espeleomergulho Nº 003/10.

De acordo com o mergulhador Jose L. Barroco Neto (Tuta), o objetivo primordial dos cursos foi formar os mergulhadores locais capacitando-os a trabalharem como guias e instrutores nas cavernas de mergulho que obtiverem suas licenças de operação.

O primeiro curso Cavern Diver/ Intro Cave Diver aconteceu no dia 05 de junho e foi ministrado por Jose L. Barroco Neto (Tuta), assistente Adriana B. Castro. Os mergulhos realizados nesse dia foram não descompressivos e feitos com ar até a profundidade máxima de 30 metros.

No dia 16 de junho foi a vez do curso Full Cave Diver. Participaram desse treinamento o funcionário da Bonito Scuba, Alex Porto e Ederson Aivi, do Abismo Anhumas. Os mergulhos foram descompressivos, feitos até a profundidade máxima de 40 metros utilizando ar como gás de fundo e oxigênio para a descompressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *