Resultados do Mapeamento Topográfico Subaquático da Lagoa Misteriosa – Jardim, MS

Descrição dos resultados da expedição realizada em Agosto de 2008 para mapeamento da cavidade inundada da Lagoa Misteriosa. Mapeamento Topográfico Subaquático do atrativo.

Resultados do Mapeamento Topográfico Subaquático da Lagoa Misteriosa - Jardim, MS
Foto: Tuta Barroco – Mapeamento da Lagoa Misteriosa

O projeto de Mapeamento Topográfico Subaquático da Lagoa Misteriosa teve como objetivo primário a topografia até os setenta metros de profundidade da caverna, contemplando assim apenas o trecho da Lagoa Misteriosa que será mais visitado pelos mergulhadores, e permitindo o total reconhecimento do ambiente que será visitado e o bom planejamento dos mergulhos.

Os dados relativos às profundidades coletados por Gilberto Menezes entre os anos de 1995 e 1998 sofreram uma alteração da ordem de 3,6 metros para menos em relação aos dados coletados durante a Expedição Lagoa Misteriosa Topo 2008, que teve seu trabalho de coleta de informações ocorrido no período de 12 a 31 de agosto de 2008.

O mapeamento foi realizado para compôr a série de estudos que compõem o PLANO DE MANEJO ESPELEOLÓGICO DE CAVERNAS ALAGADAS – ATIVIDADES DE MERGULHO AUTÔNOMO proposto pelo MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, INSTITUTO CHICO MENDES através do CENTRO NACIONAL DE ESTUDO, PROTEÇÃO E MANEJO DE CAVERNAS – CECAV.

“O Plano de Manejo Espeleológico – PME destina-se a disciplinar o acesso e uso do Patrimônio Espeleológico para fins turísticos, esportivos, científicos, recreativos e educacionais, bem como estabelecer condições exeqüíveis de planejamento para orientar as intervenções previstas, de forma a produzir o menor impacto possível. No caso específico de cavernas com potencial para a prática de mergulho autônomo, o Plano de Manejo Espeleológico possui o objetivo de orientar a atividade e estabelecer regras para que sua execução ocorra de forma segura para o mergulhador e compatível com a manutenção da integridade do ambiente cavernícola.” (CECAV, s/d)

A Expedição de mapeamento Lagoa Misteriosa Topo 2008 foi realizada pelo TEMA – Time de Exploração e Mapeamento de Cavernas Subaquáticas, e coordenada pelo mergulhador Profissional José L. Barroco Neto (Tuta): tutabarroco@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *