Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa Venha desvendar esse mistério.

Lagoa Misteriosa


Adotamos medidas preventivas relativas à COVID-19 (via Plano de Contingência), cumprindo com os Programas Bonito Seguro (SEBRAE/MS) e Turismo Responsável (Min. do Turismo), além de garantir o cumprimento do selo Safe Travels do WTTC - World Travel and Tourism Council, o mais conceituado conselho internacional de turismo.


Águas cristalinas, profundidade desconhecida, visibilidade de mais de 40 metros, passeios de flutuação e mergulho. Estas são atrações da Lagoa Misteriosa, atrativo localizada em Jardim (MS), que encantam visitantes do mundo todo e proporcionam uma experiência única junto à natureza.

Transparência incrível

A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.


Caverna inundada

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Profundidade ainda desconhecida

Imagine mergulhar em um local onde não sabe-se ao certo a sua profundidade. Este é o mistério do passeio! Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundida. Porém ainda não encontraram seu fundo.


Espeleomergulho

Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

  • Letícia - Paraná
    Experiência do local, experiência do mergulho com cilindro, instrutores capacitados, fotos e vídeos incríveis!
    Letícia - Paraná
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Ricardo - Distrito Federal
    Já tive a oportunidade em mergulhe em lugares paradisíacos, mas a experiência de mergulhar nesse cenário foi fenomenal! Sensação de estar voando, com tanta clareza. Lugar realmente muito bonito, um paraíso sem dúvidas.
    Ricardo - Distrito Federal
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Ingrid - Mato Grosso do Sul
    O mergulho na lagoa misteriosa é a sensação mais incrível que Bonito poderia proporcionar, foi um divisor de águas na minha vida, me trouxe uma sensação de auto conhecimento, superação, além da natureza que é diferente de tudo que já vi na minha vida. O instrutor consegue te passar segurança (por maior que seja o seu medo), é extremamente atencioso e isso faz toda diferença quando é a sua primeira experiência com mergulho.
    Ingrid - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Geraldo - Mato Grosso do Sul
    Passeio incrível, gostaria que todos pudesse um dia conhece-lo, a recepção é super organizada, uma fazenda linda, bem cuidada, um almoço maravilhosoooo!! TUDO REALMENTE PERFEITO!!
    Geraldo - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Bruna - São Paulo
    Instrutor/Guia, sensacional!! Nos auxilia o tempo todo nos passando segurança, sem contar a beleza exuberante da lagoa. Gostaria de deixar um agradecimento em especial para o instrutor de mergulho João, uma pessoa sensacional.
    Bruna - São Paulo
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Rafaella - Mato Grosso do Sul
    Eu amei o passeio, amei o lugar, as pessoas, os guias foram super queridos e animados. Me trataram super bem. Achei muito divertido, organizado, limpo. Foi muito show! Quero voltar ano que vem!!
    Rafaella - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Gisele - Mato Grosso do Sul
    Experiência única. Lugar maravilhoso, atendimento nota 10 e estrutura impecável. Parabéns a todos os envolvidos.
    Gisele - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Heloisa - São Paulo
    Excelente experiência de mergulho. Águas cristalinas e super transparentes, visual deslumbrante e atendimento fantástico. Posso afirmar que fui para outra dimensão!
    Heloisa - São Paulo
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Roberta - Mato Grosso do Sul
    Lugar encantado, mergulho muito bom para quem não tem experiência!
    Roberta - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Laiz - São Paulo
    Melhor experiência da minha vida
    Laiz - São Paulo
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Cintia - Paraná
    "Mais uma vez o passeio superou totalmente as expectativas eu já tinha visitado Bonito e feito o passeio mas foi totalmente diferente é maravilhoso! Super recomendo Hiter como instrutor ele foi um querido, atencioso e divertiu a gente durante o passeio. Parabéns a equipe do Rio da Prata que da um show de organização e de cuidado com a natureza. Se está na dúvida de fazer o passeio pode fazer porque com certeza é a melhor flutuação de todas que tem em Bonito!"
    Cintia - Paraná
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Marcos Paulo - Mato Grosso do Sul
    O melhor passeio do mundo!!! Fantástico.
    Marcos Paulo - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Johnatan - Distrito Federal
    É com muita alegria que eu parabenizo a toda equipe da flutuação na Lagoa Misteriosa pela excelência dos serviços prestados. Era um sonho conhecer o lugar e, com os próprios olhos, ver a dimensão da profundidade e beleza dessa, de fato, misteriosa lagoa. Este sonho foi realizado, graças a Deus, e graças também a toda equipe profissional que trabalha nela! Parabéns e super recomendo a todos os brasileiros e estrangeiros a conhecerem este maravilhoso e inesquecível cantinho do Brasil.
    Johnatan - Distrito Federal
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Rodrigo de Felipo - Paraná
    "A Lagoa Misteriosa nos surpreende ainda a meio caminho na descida até ela. Do mirante visualizamos seu pequeno espelho d'água de azul intenso se destacando no meio do verde da mata ao redor. Ao chegarmos nela, nos damos conta de tamanha beleza. É como flutuar sobre uma gigantesca safira, de profundidade infinita. Aos mais habilidosos recomendo o mergulho naquela imensidão azul."
    Rodrigo de Felipo - Paraná
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marcus Vinicius Lira - Rio de Janeiro, RJ
    "Inexplicável, um dos lugares mais lindo que já conheci na vida."
    Marcus Vinicius Lira - Rio de Janeiro, RJ
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Sidney Gomes - Santa Catarina
    "Além da experiência em si (mergulhar em uma dolina tão azul), o atendimento da equipe foi excelente, desde o pessoal do receptivo Rio da Prata, até os mergulhadores Iago e Felipe."
    Sidney Gomes - Santa Catarina
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Jhonatan de Oliveira - Bonito, MS
    "A beleza natural por si já é incrível! E parabéns pela estrutura da fazenda, atendimento da equipe, recepção, almoço e o guia que nos conduziu. E em atenção especial seguindo protocolos de bio segurança nesta nova etapa em Bonito/MS."
    Jhonatan de Oliveira - Bonito, MS
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Silvano Henrique Mota - Goiás
    " Muito receptivos e atenciosos. Todo mundo de parabéns, superou minhas expectativas."
    Silvano Henrique Mota - Goiás
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Amanda Verão - Mato Grosso do Sul
    "O passeio é incrível, a lagoa é linda, pura energia! O guia também foi super atencioso. Tudo perfeito!"
    Amanda Verão - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Vivian Machado Cavalcante - Mato Grosso do Sul
    "Apenas agradecer ao carinho que fomos recebidos e tratados durante o tempo que estivemos aí. Nosso guia do passeio também foi muito educado, paciente e prestativo. Sem sombras de dúvidas é um passeio incrível que vamos recomendar a todos que conhecemos."
    Vivian Machado Cavalcante - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Catarina Moraes - São Paulo
    "Fomos muito bem recebidos desde o receptivo até a chegada da Guia Ellen! Adoramos, estamos indo embora encantados e com o coração transbordando!!! Sem dúvidas iremos voltar!"
    Catarina Moraes - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marciele Cristina da Silva - Mato Grosso do Sul
    "Passeio maravilhoso, muito bem organizado, guia muito atencioso.  Estava frio e não nos deixaram passar frio com a roupa de neoprene. Excelente!"
    Marciele Cristina da Silva - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marco Bruno Dinis - Minas Gerais
    "Gostaria de parabenizar pela organização, qualidade dos equipamentos oferecidos, simpatia de todos os colaboradores envolvidos!!! Parabéns!"
    Marco Bruno Dinis - Minas Gerais
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Luis Fabiano - Minas Gerais
    "Os colaboradores são simpáticos, bem treinados, a atração é bem preservada e linda. Vocês estão de parabéns, conheço o Brasil, conheço o mundo e a organização que encontrei aqui é comparável as grandes atrações mundiais."
    Luis Fabiano - Minas Gerais
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Mariane Costa Santos - Mato Grosso do Sul
    "Lugar incrível, instrutores capacitados e o fotógrafo maravilhoso."
    Mariane Costa Santos - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Débora Silva Venancio - São Paulo
    "Lugar incrível, desde a recepção até o encerramento do passeio fomos super bem atendidos. Sobre o guia nem sei o que dizer, uma pessoa maravilhosa, comunicativo e engraçado."
    Débora Silva Venancio - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Tatiana Lemos Samdim - Distrito Federal
    "A equipe é muito gentil e bem treinada, o que torna a experiência mais interessante, segura e divertida. A lagoa é maravilhosa e vale cada segundo lá dentro!"
    Tatiana Lemos Samdim - Distrito Federal
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Ettore Robloski - Paraná
    "Muito bom, uma experiência única na vida, vale muito a pena."
    Ettore Robloski - Paraná
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Rosilene Mosa Batista - Mato Grosso do Sul
    "Um paraíso! É como ver o céu invertido, todo mundo deveria conhecer. Amei o passeio!!"
    Rosilene Mosa Batista - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Gabriela Neiva - São Paulo
    "Tenho vários motivos pra indicar. Primeiro que a Lagoa é de tirar o fôlego; Segundo pela ótima estrutura; e Terceiro pelos instrutores atenciosos que nos auxiliam do início ao fim!!"
    Gabriela Neiva - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Guilherme Fetter Ratier Pereira Martins - Mato Grosso do Sul
    "Era minha primeira vez mergulhando com cilindro, todos os guias nos deram total apoio e instrução para que eu obtivesse minha confiança. Lugar único e uma experiência única. Pretendo voltar em breve! Dá pra sentir o esforço de cada um em manter a lagoa bem conservada. Quando estava lá embaixo me sentia em outro planeta, momento inesquecível. Muito obrigado a todos colaboradores em proporcionar essa experiência e principalmente o João, Felipe e Iago."
    Guilherme Fetter Ratier Pereira Martins - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Agosto de 2020

Atividades na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é conhecida por sua incrível transparência e profundidade, a lagoa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata. Atualmente a Lagoa Misteriosa oferece os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico. Saiba mais sobre cada uma dessas atividades:


História da Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta do Plano de Manejo Espeleológico, documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo, e que irá tocar a operação turística da Lagoa Misteriosa, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa a receber diversos prêmios nacionais.

O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe multidisciplinar de 15 pesquisadores, e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO, que encaminhou ao IMASUL/MS em 2010 um parecer técnico aprovando o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa, com recomendações para o licenciamento da cavidade.

Em abril de 2009 foi realizada uma Audiência Pública em Bonito, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito, que versou sobre o licenciamento ambiental das cavernas turísticas da Serra da Bodoquena. Esta audiência que reuniu o IMASUL, CECAV/ICMBIO/IBAMA e o trade turístico local, visava esclarecer, por parte dos órgãos públicos, quais os procedimentos necessários à abertura e funcionamento das cavidades com potencial turístico.

Como resultado ficou estabelecido que o licenciamento ambiental das cavidades turísticas passou a ser competência do Estado, cujo órgão licenciador atualmente é o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Assim, em 2010 o IMASUL publicou a resolução SEMAC Nº 24/2010 que estabeleceu procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades turísticas em cavidades naturais no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Esta resolução foi muito importante para o turismo de Bonito e Jardim, pois irá permitir que as cavidades turísticas voltem a funcionar, após o seu licenciamento ambiental, conforme foi realizado com a Lagoa Misteriosa.

Assim, em 2011, após 06 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa finalmente volta a operar, oferecendo os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico.

Curiosidades sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água (Registro de Gilberto Menezes de Oliveira em 1998).

Após mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa realizado em Agosto de 2008 (e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica de que a caverna começa onde a profundidade se sobrepõe a largura do conduto) chegou-se a conclusão de que a cavidade Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, o qual é conhecido como Col. Assim, tem-se que a cavidade natural Lagoa Misteriosa é uma cavidade de gênese freática inundada, com feições em formato de túnel, que começa a cerca de 5,5 m. de profundidade da superfície da Lagoa.

As cavernas de gênese freática, isto é, de formação causada pelo fluxo d'água, são “formadas abaixo do nível freático de modo que todas as suas fraturas encontram-se alagadas. O fluxo de água e, conseqüentemente, a dissolução que ocorre em todos os pontos do conduto são responsáveis pela sua forma. Devido a sua gênese as cavernas ou condutos freáticos não possuem depósitos minerais frágeis (espeleotemas).”

O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.

A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.

Visite a Lagoa Misteriosa, solicite um orçamento e venha desvendar este mistério!

parallax background