Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Dúvidas frequentes sobre a Lagoa Misteriosa.

Perguntas frequentes

Veja abaixo as dúvidas frequentes sobre a Lagoa Misteriosa. Caso tenha uma dúvida que não está aqui, entre em contato.

1Adoção de Medidas Preventivas COVID-19
Retomamos as atividades turísticas em 01 de julho de 2020.
Consulte as agências de turismo credenciadas (consulte seção Onde Comprar) para reservas e vagas!
Adotamos medidas preventivas ao COVID-19 visando aumentar a segurança das operações turísticas:
• Distanciamento social: padronizar uma distância segura entre as pessoas de no mínimo 1,5 metros. Os grupos serão preferencialmente formados por grupos familiares e pessoas que já estejam viajando juntas.
• Higienização e EPIs: Frequência de higienização de ambientes e superfícies intensificada. Higienizar todas as superfícies de contato manual com álcool 70% ou desinfetante clorado. Fornecer álcool 70% em gel para uso de visitantes e guias de turismo. Higienizar todos os equipamentos usados por visitantes. Fornecer equipamentos de proteção individual para colaboradores e exigir uso por visitantes quando necessário.
• Identificação de pessoas com suspeita: Medição de temperatura corporal e entrevista sobre sintomas visando identificar pessoas portadoras de sintomas da COVID-19 que possam ser disseminadores de contágio e encaminhá-los para diagnóstico adequado e isolamento.
• Informação e capacitação: Disponibilizar informação oficial para visitantes e colaboradores. Capacitar colaboradores para uso de EPIs e para realizar procedimentos de distanciamento e higienização adequados.
Caso seja identificado pessoas portadoras de sintomas da COVID-19, após a medição de temperatura corporal e entrevista de check-list feita pelo atrativo, o visitante e seus acompanhantes deverão deixar o recinto e buscar diagnóstico adequado através do Sistema de Saúde.
2Riscos de Exposição ao COVID-19
Informamos que existem riscos de exposição ao COVID-19 em qualquer lugar público onde outras pessoas estejam presentes. Apesar de realizarmos medidas para minimizar os riscos de contaminação decorrentes da COVID-19, por se tratar de local aberto ao público, os visitantes devem ter conhecimento de que poderão estar expostos a eventual contágio, isso porque, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 (Novo Coronavírus) é extremamente contagiosa e de fácil infecção, podendo, inclusive, levar ao desenvolvimento de doenças graves (síndrome respiratória aguda) e até culminar no óbito do infectado.
Portanto, ao visitar o atrativo, os visitantes assumem voluntariamente todos os riscos relacionados com a exposição à COVID-19, comprometendo-se em manter o distanciamento recomendado pelos guias e monitores ("afastamento social" de outros grupos de visitantes, que não sejam do seu grupo familiar), utilizar máscara (pano ou descartável) ao transitar na sede do atrativo (loja, banheiros, restaurante, etc) e higienizar constantemente as mãos (água e são ou álcool em gel 70%).
Pedimos encarecidamente que pessoas que tiveram contato com caso confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias não visitem o nosso atrativo.
3O uso de máscara será obrigatório?
O uso de máscara para os visitantes é obrigatório nas áreas do receptivo.
Durante o passeio, após a saída do receptivo, não é necessário o uso de máscara, pois estará em ar livre o tempo todo, é preciso apenas manter a regra de distanciamento social de 1,5 metros.
Recomendamos que os visitantes tragam suas próprias máscaras, preferencialmente mais de uma unidade, caso suje ou molhe.
4A Lagoa Misteriosa fecha em alguns períodos do ano?
Entre meados de outubro a meados de abril ocorre a proliferação de algas, processo natural que causa o turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade. Por isso as atividades de flutuação e mergulho com cilindro nas categorias batismo (8 metros para iniciantes) e básico (18 metros) são suspensas.
Porém o mergulho avançado (25 metros - Advanced Open Water), continua operando o ano todo.
5Qual o motivo da suspensão de algumas das atividades no período do Verão?
A turbidez das águas da Lagoa Misteriosa está ligada à temperatura ambiente. Quando a média da temperatura diária ultrapassa os 26 graus celsius inicia o processo de surgimento das algas.
Quando esfria, ocorre a inversão térmica da água e a Lagoa se torna cristalina novamente.
Desde sua reabertura para visitação o surgimento de algas costuma ocorrer entre meados de outubro a abril.
Porém já ocorreu entrada de frente fria em novembro, no qual as águas ficaram cristalinas por um período de sete dias, permitindo o retorno da flutuação e do mergulho batismo.
Vale ressaltar que devido às variações climáticas que ocorrem anualmente, não é possível ter uma confirmação 100% segura sobre o ciclo das algas.
Outro fator que interfere é a quantidade de nutrientes existente na água, que servem de alimentos para as algas. Para sanar esse problema foi realizado um trabalho de reflorestamento, caixas de retenção e curvas de nível entorno da Lagoa Misteriosa. Com essas ações o aporte de nutrientes na Lagoa Misteriosa reduziu drasticamente, fazendo com que a proliferação das algas seja menos intensa. Ao programar sua viagem para Bonito consulte sua agência sobre a situação da Lagoa Misteriosa durante o período de sua visita!
6Qual a idade mínima para os passeios?
Idade mínima para a Trilha e Flutuação: 06 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Idade mínima para o Mergulho com cilindro: 10 anos, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Não oferecemos serviço de babá. Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.
Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança.
Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o inicio da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.
7Quais são as restrições médicas para a flutuação e o mergulho?
Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas abaixo nas informações preliminares.
Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.
Visitantes com cirurgia recente (até 30 dias), epilepsia, labirintite, asma moderada a grave, histórico de choque anafilático, problemas cardíacos como: infarto, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, e/ou marca-passo; não podem realizar as atividades.
Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão a existência de restrições médicas e informarão se é possível realizar passeio.
Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.
É proibido o consumo de bebidas alcoólicas antes das atividades.
8É necessário saber nadar para visitar a Lagoa Misteriosa?
Para fazer apenas a contemplação da Lagoa Misteriosa e não entrar na água, não é necessário saber nadar. Para fazer a flutuação ou o mergulho, é indicado que a pessoa saiba nadar, mas já aconteceram exceções de pessoas que não sabiam e fizeram o passeio. Mas, mesmo que a pessoa não saiba nadar, para fazer o passeio tem que dominar o uso de máscara de mergulho e snorkel, e conseguir flutuar na água com o auxilio do colete salva-vidas.
9Qual a distância de Bonito até a Lagoa Misteriosa?
A distância de Bonito a Lagoa Misteriosa/Recanto Ecológico Rio da Prata (os dois atrativos ficam na mesma localização) é de 48 km, sendo aproximadamente 2 km de estrada de terra em boas condições e o restante em obra de asfalto. A saída de Bonito deverá ser feita 1½ hora antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h30, saída de Bonito às 09h00. No caso de Jardim, recomendamos de 45 minutos a 1 hora de antecedência.
10Qual a temperatura da água?
A água tem temperatura constante o ano todo de 24°C. A temperatura é ideal, refrescante no verão e quentinha no inverno, mesmo se a temperatura exterior estiver baixa.
11A Lagoa Misteriosa oferece roupa e bota de neoprene para a flutuação?
Não, a Lagoa Misteriosa não oferece roupa e bota de neoprene para o passeio de flutuação. Pois a água tem a temperatura de 24 graus celsius e o tempo de flutuação é curto, então o visitante não chega a passar frio. Assim, somente o colete salva-vidas é oferecido. Também não é autorizado fazer a locação de roupas de neoprene na cidade, para uso no passeio. Recomendamos que as mulheres tragam uma camiseta, short de lycra ou calça legging, para usar por cima do bikini.
12Posso locar roupas de neoprene para flutuação?
Sim, temos Locação de roupa de Neoprene disponível no receptivo do Rio da Prata.
A taxa de locação da roupa de Neoprene só é isenta se a temperatura ambiente da varanda do receptivo estiver menor do que 20o graus Celsius.
13Eu uso óculos, vocês possuem máscaras com grau?
Nós não possuímos máscaras com graus, mas recomendamos aos turistas que usam óculos que usem lentes de contato para fazer o passeio. Nós disponibilizamos capas de óculos para proteger o seu óculos durante o passeio, as quais devem ser devolvidas após o uso.
14Eu tenho barba e bigode, isso pode atrapalhar a flutuação ou o mergulho?
Sim, pois para a flutuação e para o mergulho é necessário e obrigatório que se use um conjunto de máscara e snorkel, e o bigode e a barba podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio. Assim, é recomendável que você venha para o passeio com a barba feita.
15O passeio pode ser feito a tarde? Posso comprar o passeio na hora?
O passeio pode ser agendado para a tarde sim, mas o último horário de saída para o passeio depende da estação do ano. As reservas para o passeio na Lagoa Misteriosa devem ser feitas através das agências de turismo locais, de Bonito ou Jardim.
16É necessário fazer reserva com antecedência para os períodos de férias escolares?
As reservas para o passeio na Lagoa Misteriosa são feitas através das agências de turismo de Bonito ou Jardim. Para as férias escolares (julho e janeiro), é recomendado fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois assim você poderá escolher o dia e horário de sua preferência.
17A Lagoa Misteriosa oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte. Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.
18O que devo levar?
Traga roupas de banho, toalhas, sapatos fechados e confortáveis (para a escadaria), bonés ou chapéus. Dinheiro e cartão de crédito para consumos extras.
19Meu celular é a prova da água? Posso levar?
Não recomendamos, pois o risco de estragar ou perder é alto. Caso realmente queira levar é obrigatório o uso de uma capa estanque com alça presa no pulso não fornecida pelo passeio.
20Posso levar minha máquina fotográfica?
Não recomendamos que os visitantes levem as máquinas fotográficas durante a flutuação e mergulho pois as mesmas podem atrapalhar a experiência e até mesmo estragar. A Lagoa Misteriosa oferece serviço de fotografia.
21Posso levar drones, ou equipamentos de fotografia e vídeo profissionais no passeio?
A utilização de Drones e equipamentos de filmagens será avaliada e permitida apenas em casos profissionais, sendo agendado com antecedência como visita técnica e adaptado ao passeio, neste caso recebe um acompanhamento individual e será orientado a tomar os devidos cuidados com a perturbação da vida silvestre e com o incômodo aos visitantes do dia.
Para o público em geral não é permitida a utilização de equipamentos como drones, lastros de mergulho, lanternas, facas, equipamentos de fotos e filmagens profissionais.
22Regras para uso de Celulares e Câmeras subaquáticas no passeio:
- É proibido levar celular no passeio sem a proteção de um saco estanque com cordão que prenda ao pulso, mesmo que o aparelho seja a prova d'água.
- Contudo, não recomendamos o uso de celular em saco estanque, pois em geral a luminosidade e touch screen não permitem que o aparelho funcione adequadamente, prejudicando a experiência no passeio, e sempre existe o risco de entrar água ou bater o aparelho em uma pedra.
- É obrigatório que todos os celulares e câmeras subaquáticas estejam protegidos por um saco estanque, tenham cordão que prenda ao pulso e dispositivo flutuador, para que possam ser levadas na flutuação e no mergulho com cilindro.
- Os visitantes são responsáveis pelas suas câmeras e celulares pessoais levados no passeio, inclusive por quaisquer danos que possam vir aos mesmos.
23Existem restrições e regras para os passeios?
- Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na lagoa.
- É proibido uso de protetor solar e repelente.
- Existem regras de visitação e de conduta consciente em ambientes naturais, como não coletar pedras e troncos, que devem ser seguidas, essas regras serão informadas pelo guia no início do passeio.
- Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
24Posso usar meu equipamento próprio de mergulho?
É proibido o uso de óculos de natação e nadadeiras para fazer a flutuação na Lagoa Misteriosa.
Caso o visitante tenha o seu próprio equipamento de máscara e snorkel o mesmo terá que ser aprovado pela equipe de receptivo da Lagoa Misteriosa.
Visitantes que usem equipamentos próprios (se aprovados pelo receptivo da Lagoa) não terão desconto ou abatimento no valor do passeio.
25Posso viajar de avião depois de mergulhar?
Instituições respeitadas como a PADI e a Divers Alert Network (DAN) recomendam que, se você fez vários mergulhos recreacionais seguidos e sem descompressão, você deve esperar 24 horas até poder entrar em um avião. Mas caso você tenha feito apenas uma atividade sem descompressão, espere ao menos 18 horas antes de viajar.

Visite a Lagoa Misteriosa, solicite um orçamento e venha desvendar este mistério!

parallax background