Trilha e Flutuação

Trilha e Flutuação na Lagoa Misteriosa Flutue nessa imensidão.

Trilha e flutuação


Adotamos medidas preventivas relativas à COVID-19 (via Plano de Contingência), cumprindo com os Programas Bonito Seguro (SEBRAE/MS) e Turismo Responsável (Min. do Turismo), além de garantir o cumprimento do selo Safe Travels do WTTC - World Travel and Tourism Council, o mais conceituado conselho internacional de turismo.

O passeio começa com uma pequena trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina, uma oportunidade para a observação da rica diversidade de fauna e flora da região.

A trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa.

O acesso a esta lagoa de águas azuis é feito por uma escadaria segura com 185 degraus. Os grupos têm tamanho limitado de até dez visitantes e são sempre acompanhados por um guia local especializado.

Ao chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a Lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas.

A flutuação é indescritível: a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade.


A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Após a flutuação que é realizada seguindo um circuito circular na Lagoa Misteriosa, o grupo retorna ao deque, retira os equipamentos, sobe a escadaria e percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa, chegando novamente ao receptivo da Lagoa Misteriosa.

1h40min

Duração total aproximada

1100 metros

Trilha (ida e volta)

Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa.

Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.

  • Gisele - Mato Grosso do Sul
    Experiência única. Lugar maravilhoso, atendimento nota 10 e estrutura impecável. Parabéns a todos os envolvidos.
    Gisele - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Heloisa - São Paulo
    Excelente experiência de mergulho. Águas cristalinas e super transparentes, visual deslumbrante e atendimento fantástico. Posso afirmar que fui para outra dimensão!
    Heloisa - São Paulo
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Roberta - Mato Grosso do Sul
    Lugar encantado, mergulho muito bom para quem não tem experiência!
    Roberta - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Laiz - São Paulo
    Melhor experiência da minha vida
    Laiz - São Paulo
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Cintia - Paraná
    "Mais uma vez o passeio superou totalmente as expectativas eu já tinha visitado Bonito e feito o passeio mas foi totalmente diferente é maravilhoso! Super recomendo Hiter como instrutor ele foi um querido, atencioso e divertiu a gente durante o passeio. Parabéns a equipe do Rio da Prata que da um show de organização e de cuidado com a natureza. Se está na dúvida de fazer o passeio pode fazer porque com certeza é a melhor flutuação de todas que tem em Bonito!"
    Cintia - Paraná
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Marcos Paulo - Mato Grosso do Sul
    O melhor passeio do mundo!!! Fantástico.
    Marcos Paulo - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Johnatan - Distrito Federal
    É com muita alegria que eu parabenizo a toda equipe da flutuação na Lagoa Misteriosa pela excelência dos serviços prestados. Era um sonho conhecer o lugar e, com os próprios olhos, ver a dimensão da profundidade e beleza dessa, de fato, misteriosa lagoa. Este sonho foi realizado, graças a Deus, e graças também a toda equipe profissional que trabalha nela! Parabéns e super recomendo a todos os brasileiros e estrangeiros a conhecerem este maravilhoso e inesquecível cantinho do Brasil.
    Johnatan - Distrito Federal
    Data da experiência: Setembro de 2020
  • Rodrigo de Felipo - Paraná
    "A Lagoa Misteriosa nos surpreende ainda a meio caminho na descida até ela. Do mirante visualizamos seu pequeno espelho d'água de azul intenso se destacando no meio do verde da mata ao redor. Ao chegarmos nela, nos damos conta de tamanha beleza. É como flutuar sobre uma gigantesca safira, de profundidade infinita. Aos mais habilidosos recomendo o mergulho naquela imensidão azul."
    Rodrigo de Felipo - Paraná
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marcus Vinicius Lira - Rio de Janeiro, RJ
    "Inexplicável, um dos lugares mais lindo que já conheci na vida."
    Marcus Vinicius Lira - Rio de Janeiro, RJ
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Sidney Gomes - Santa Catarina
    "Além da experiência em si (mergulhar em uma dolina tão azul), o atendimento da equipe foi excelente, desde o pessoal do receptivo Rio da Prata, até os mergulhadores Iago e Felipe."
    Sidney Gomes - Santa Catarina
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Jhonatan de Oliveira - Bonito, MS
    "A beleza natural por si já é incrível! E parabéns pela estrutura da fazenda, atendimento da equipe, recepção, almoço e o guia que nos conduziu. E em atenção especial seguindo protocolos de bio segurança nesta nova etapa em Bonito/MS."
    Jhonatan de Oliveira - Bonito, MS
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Silvano Henrique Mota - Goiás
    " Muito receptivos e atenciosos. Todo mundo de parabéns, superou minhas expectativas."
    Silvano Henrique Mota - Goiás
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Amanda Verão - Mato Grosso do Sul
    "O passeio é incrível, a lagoa é linda, pura energia! O guia também foi super atencioso. Tudo perfeito!"
    Amanda Verão - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Vivian Machado Cavalcante - Mato Grosso do Sul
    "Apenas agradecer ao carinho que fomos recebidos e tratados durante o tempo que estivemos aí. Nosso guia do passeio também foi muito educado, paciente e prestativo. Sem sombras de dúvidas é um passeio incrível que vamos recomendar a todos que conhecemos."
    Vivian Machado Cavalcante - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Catarina Moraes - São Paulo
    "Fomos muito bem recebidos desde o receptivo até a chegada da Guia Ellen! Adoramos, estamos indo embora encantados e com o coração transbordando!!! Sem dúvidas iremos voltar!"
    Catarina Moraes - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marciele Cristina da Silva - Mato Grosso do Sul
    "Passeio maravilhoso, muito bem organizado, guia muito atencioso.  Estava frio e não nos deixaram passar frio com a roupa de neoprene. Excelente!"
    Marciele Cristina da Silva - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Marco Bruno Dinis - Minas Gerais
    "Gostaria de parabenizar pela organização, qualidade dos equipamentos oferecidos, simpatia de todos os colaboradores envolvidos!!! Parabéns!"
    Marco Bruno Dinis - Minas Gerais
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Luis Fabiano - Minas Gerais
    "Os colaboradores são simpáticos, bem treinados, a atração é bem preservada e linda. Vocês estão de parabéns, conheço o Brasil, conheço o mundo e a organização que encontrei aqui é comparável as grandes atrações mundiais."
    Luis Fabiano - Minas Gerais
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Mariane Costa Santos - Mato Grosso do Sul
    "Lugar incrível, instrutores capacitados e o fotógrafo maravilhoso."
    Mariane Costa Santos - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Débora Silva Venancio - São Paulo
    "Lugar incrível, desde a recepção até o encerramento do passeio fomos super bem atendidos. Sobre o guia nem sei o que dizer, uma pessoa maravilhosa, comunicativo e engraçado."
    Débora Silva Venancio - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Tatiana Lemos Samdim - Distrito Federal
    "A equipe é muito gentil e bem treinada, o que torna a experiência mais interessante, segura e divertida. A lagoa é maravilhosa e vale cada segundo lá dentro!"
    Tatiana Lemos Samdim - Distrito Federal
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Ettore Robloski - Paraná
    "Muito bom, uma experiência única na vida, vale muito a pena."
    Ettore Robloski - Paraná
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Rosilene Mosa Batista - Mato Grosso do Sul
    "Um paraíso! É como ver o céu invertido, todo mundo deveria conhecer. Amei o passeio!!"
    Rosilene Mosa Batista - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Gabriela Neiva - São Paulo
    "Tenho vários motivos pra indicar. Primeiro que a Lagoa é de tirar o fôlego; Segundo pela ótima estrutura; e Terceiro pelos instrutores atenciosos que nos auxiliam do início ao fim!!"
    Gabriela Neiva - São Paulo
    Data da experiência: Julho de 2020
  • Guilherme Fetter Ratier Pereira Martins - Mato Grosso do Sul
    "Era minha primeira vez mergulhando com cilindro, todos os guias nos deram total apoio e instrução para que eu obtivesse minha confiança. Lugar único e uma experiência única. Pretendo voltar em breve! Dá pra sentir o esforço de cada um em manter a lagoa bem conservada. Quando estava lá embaixo me sentia em outro planeta, momento inesquecível. Muito obrigado a todos colaboradores em proporcionar essa experiência e principalmente o João, Felipe e Iago."
    Guilherme Fetter Ratier Pereira Martins - Mato Grosso do Sul
    Data da experiência: Agosto de 2020

Fotos do passeio de trilha e flutuação


Fotos protegidas por direitos autorais. Não permitida reprodução total ou parcial das imagens sem autorização. Para divulgação utilize as fotos disponibilizadas no Mídia Kit.

Perguntas frequentes sobre o passeio de trilha e flutuação

1Adoção de medidas preventivas COVID-19
Retomamos as atividades turísticas em 01 de julho de 2020.
Consulte as agências de turismo credenciadas (consulte seção Onde Comprar) para reservas e vagas!
Adotamos medidas preventivas ao COVID-19 visando aumentar a segurança das operações turísticas:
• Distanciamento social: padronizar uma distância segura entre as pessoas de no mínimo 1,5 metros. Os grupos serão preferencialmente formados por grupos familiares e pessoas que já estejam viajando juntas.
• Higienização e EPIs: Frequência de higienização de ambientes e superfícies intensificada. Higienizar todas as superfícies de contato manual com álcool 70% ou desinfetante clorado. Fornecer álcool 70% em gel para uso de visitantes e guias de turismo. Higienizar todos os equipamentos usados por visitantes. Fornecer equipamentos de proteção individual para colaboradores e exigir uso por visitantes quando necessário.
• Identificação de pessoas com suspeita: Medição de temperatura corporal e entrevista sobre sintomas visando identificar pessoas portadoras de sintomas da COVID-19 que possam ser disseminadores de contágio e encaminhá-los para diagnóstico adequado e isolamento.
• Informação e capacitação: Disponibilizar informação oficial para visitantes e colaboradores. Capacitar colaboradores para uso de EPIs e para realizar procedimentos de distanciamento e higienização adequados.
Caso seja identificado pessoas portadoras de sintomas da COVID-19, após a medição de temperatura corporal e entrevista de check-list feita pelo atrativo, o visitante e seus acompanhantes deverão deixar o recinto e buscar diagnóstico adequado através do Sistema de Saúde.
2Riscos de Exposição ao COVID-19
Informamos que existem riscos de exposição ao COVID-19 em qualquer lugar público onde outras pessoas estejam presentes.
Apesar de realizarmos medidas para minimizar os riscos de contaminação decorrentes da COVID-19, por se tratar de local aberto ao público, os visitantes devem ter conhecimento de que poderão estar expostos a eventual contágio, isso porque, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 (Novo Coronavírus) é extremamente contagiosa e de fácil infecção, podendo, inclusive, levar ao desenvolvimento de doenças graves (síndrome respiratória aguda) e até culminar no óbito do infectado.
Portanto, ao visitar o atrativo, os visitantes assumem voluntariamente todos os riscos relacionados com a exposição à COVID-19, comprometendo-se em manter o distanciamento recomendado pelos guias e monitores ("afastamento social" de outros grupos de visitantes, que não sejam do seu grupo familiar), utilizar máscara (pano ou descartável) ao transitar na sede do atrativo (loja, banheiros, restaurante, etc) e higienizar constantemente as mãos (água e sabão ou álcool 70%).
Pedimos encarecidamente que pessoas que tiveram contato com caso confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias não visitem o nosso atrativo.
3O uso de máscara será obrigatório?
O uso de máscara para os visitantes é obrigatório nas áreas do receptivo.
Durante o passeio, após a saída do receptivo, não é necessário o uso de máscara, pois estará em ar livre o tempo todo, é preciso apenas manter a regra de distanciamento social de 1,5 metros.
Recomendamos que os visitantes tragam suas próprias máscaras, preferencialmente mais de uma unidade, caso suje ou molhe.
4É necessário saber nadar para visitar a Lagoa Misteriosa?
Para fazer apenas a contemplação da Lagoa Misteriosa e não entrar na água, não é necessário saber nadar. Para fazer a flutuação ou o mergulho, é indicado que a pessoa saiba nadar, mas já aconteceram exceções de pessoas que não sabiam e fizeram o passeio. Mas, mesmo que a pessoa não saiba nadar, para fazer o passeio tem que dominar o uso de máscara de mergulho e snorkel, e conseguir flutuar na água com o auxilio do colete salva-vidas.
5 Qual a duração da flutuação?
O passeio tem a duração total (saída e chegada ao receptivo) de 1h40 min. Contudo, o tempo de flutuação é em torno de 40 minutos.
6Eu uso óculos, vocês possuem máscaras com grau?
Nós não possuímos máscaras com graus, mas recomendamos aos turistas que usam óculos que usem lentes de contato para fazer o passeio. Nós disponibilizamos capas de óculos para proteger o seu óculos durante o passeio, as quais devem ser devolvidas após o uso.
7Tenho crianças pequenas, elas também fazem o passeio?
Idade mínima para a Trilha e flutuação: 06 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Não oferecemos serviço de babá. Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.
8A Lagoa Misteriosa oferece roupa e bota de neoprene para a flutuação?
Não, a Lagoa Misteriosa não oferece roupa e bota de neoprene para o passeio de flutuação. Pois a água tem a temperatura de 24 graus celsius e o tempo de flutuação é curto, então o visitante não chega a passar frio. Assim, somente o colete salva-vidas é oferecido. Também não é autorizado fazer a locação de roupas de neoprene na cidade, para uso no passeio. Recomendamos que as mulheres tragam uma camiseta, short de lycra ou calça legging, para usar por cima do bikini.
9 Eu tenho barba e bigode, isso pode atrapalhar a flutuação ou o mergulho?
Sim, pois para a flutuação e para o mergulho é necessário e obrigatório que se use um conjunto de máscara e snorkel, e o bigode e a barba podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio. Assim, é recomendável que você venha para o passeio com a barba feita.
10Existem restrições médicas para o passeio?
Sim, as restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Antes do passeio, os visitantes devem comunicar problemas de saúde (diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa, alergias graves e outros problemas) ao guia para maior cuidado e atenção.
11Qual a temperatura da água?
A água tem temperatura constante o ano todo de 24°C. A temperatura é ideal, refrescante no verão e quentinha no inverno, mesmo se a temperatura exterior estiver baixa.
12Meu celular é a prova da água? Posso levar?
Não recomendamos, pois o risco de estragar ou perder é alto. Caso realmente queira levar é obrigatório o uso de uma capa estanque com alça presa no pulso não fornecida pelo passeio.
13A Lagoa Misteriosa oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte. Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.
14É necessário fazer reserva com antecedência para os períodos de férias escolares?
As reservas para o passeio na Lagoa Misteriosa são feitas através das agências de turismo de Bonito ou Jardim. Para as férias escolares (julho e janeiro), é recomendado fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois assim você poderá escolher o dia e horário de sua preferência. Para mais informações ou valores, envie um e-mail para reservas@lagoamisteriosa.com.br
15Existem restrições e regras para os passeios?
- Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na lagoa. - É proibido uso de protetor solar e repelente. - Existem regras de visitação e de conduta consciente em ambientes naturais, como não coletar pedras e troncos, que devem ser seguidas, essas regras serão informadas pelo guia no início do passeio. - Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.

Atividades na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é conhecida por sua incrível transparência e profundidade, a lagoa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata. Atualmente a Lagoa Misteriosa oferece os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico. Saiba mais sobre cada uma dessas atividades:


Visite a Lagoa Misteriosa, solicite um orçamento e venha desvendar este mistério!

parallax background